DATAFOLHA SONEGA DADOS AO PESQUISADO. MÉTODO NÃO É NEUTRO: PRIVILEGIA OPINIÃO DE PARCELAS MAIS INFORMADAS, EM GERAL DE MAIOR DE RENDA
Elementos para reflexão:
a) aspas para reportagem do site IG, de hoje: ‘...em Caetés, cidade localizada a 20 quilômetros de Garanhuns, berço do Presidente Lula, no interior de Pernambuco, Dilma é a “mulher do presidente”. [...] a candidata do PT é associada como a escolhida do Lula, mas seu nome ainda é pouco conhecido. ‘...vou votar naquela mulher”, disse a agricultora Severina Fermenta Silva, de 42 anos. “Agora eu esqueci [o nome]. Mas é aquela que aparece na televisão de cabelo curtinho.” Como essa intenção de voto seria tabulada no Datafolha? Provavelmente, Severina seria incluída entre os que ainda não sabem em quem votar. Essa distorção não ocorreria nas enquetes da Sensus ou nas da Vox Populi, em que Dilma tem uma vantagem de oito pontos sobre Serra;
b) aspas para Jose Roberto de Toledo, do Estadão: ‘... grande diferença está na ordem e na formulação das perguntas no questionário. Antes de indagar a intenção de voto, o Vox Populi pergunta o grau de conhecimento que o eleitor tem de cada um dos três principais candidatos, citando seus nomes duas vezes, e assim, estimulando a memória dos entrevistados [o Datafolha apenas exibe os nomes dos presidenciáveis, sem qualquer qualificação]. Em seguida, o Vox Populi pergunta em qual dos candidatos o eleitor votaria e mostra uma cartela em que, ao lado dos nomes dos presidenciáveis, está escrito o partido de cada um deles ...’.
Fecha aspas, mas vale acrescentar que o Datafolha não estende sua pesquisa à área rural e concentra seus levantamentos nas ruas, menosprezando um critério importante de representatividade amostral, o local de moradia.
Por fim, e talvez não por acaso, recorde-se que pelos critérios e abordagem do Datafolha, 24% dos eleitores ainda não sabem que Dilma é a candidata de Lula; pelos da Vox Populi, esse universo cai para 18%, uma diferença de seis pontos percentuais, bastante próxima da vantagem de oito pontos de Dilma sobre Serra constatada por esse instituto.
(Carta Maior, 25-07)
Nenhum comentário:
Postar um comentário