terça-feira, 26 de junho de 2012

Nota de repúdio ao golpe no Paraguai

A bancada do Partido dos Trabalhadores vem a público condenar o impeachment sumário, verdadeiro golpe de Estado, do presidente legitimamente eleito pelo povo paraguaio, Fernando Lugo.

 Não há qualquer justificativa para a decisão nem para a rapidez inusitada com a qual se deu. A única explicação possível é que, valendo-se de métodos apenas formalmente constitucionais, o Parlamento tomou uma decisão que, além de arbitrária, é totalmente irresponsável, pois cria no país vizinho um clima de guerra civil.

 As reações internacionais ao golpe de Estado, procedimento que já julgávamos sepultado em nosso continente, ressaltam a ilegitimidade do afastamento de Fernando Lugo. O MERCOSUL e a Unasul-União de Nações Sul-Americanas suspenderam o Paraguai até as eleições convocadas para 2013. Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela chamaram de volta seus embaixadores em Assunção. A Venezuela interrompeu o envio de petróleo ao Paraguai. Argentina, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua e Cuba afirmaram não reconhecer o novo governo paraguaio.

 Nós, brasileiros, que há menos de 30 anos saímos de um regime de arbítrio e estamos ainda consolidando nossa democracia, só podemos repudiar a destituição de um presidente legitimamente eleito. Em nossa história recente, nós vivemos um processo de impeachment, e sabemos como isso leva tempo, exige cuidados, um exaustivo debate na sociedade e a garantia de ampla defesa para o mandatário acusado. Nada disso ocorreu no Paraguai.

Como latino-americanos, consideramos o afastamento de Fernando Lugo como uma séria ameaça à democracia em nosso continente. É nosso dever combater o ressurgimento de regimes ilegítimos em nosso continente.

Enfim, como paranaenses, que temos uma fronteira importantíssima com o Paraguai, com laços políticos, econômicos, comerciais e sociais profundos, lamentamos profundamente o ocorrido.

Nossa saudação fraterna ao povo paraguaio e à sua luta por justiça, liberdade e democracia.



Bancada do Partido dos Trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário