quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bancada do PT quer fim do impasse na Celepar

Deputados pedem que negociações entre sindicato e diretoria sejam retomadas para se evitar uma greve

Em nome da bancada do PT, o deputado estadual Tadeu Veneri fez um apelo para que a liderança do governo interceda junto à Secretaria Estadual do Planejamento e à diretoria da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para que se evite uma greve e se restabeleça o diálogo entre os trabalhadores e a diretoria da companhia. Negociações entre o sindicato que representa os trabalhadores das empresas de processamento de dados do Paraná(SINDIPD) e a empresa estão num impasse, já que  os trabalhadores rejeitaram em assembleia a contraproposta da diretoria da Celepar.
 A empresa mantém postura intransigente quanto à abertura das negociações para o acordo coletivo, pois exige que o sindicato realize uma nova assembleia para submeter à aprovação a mesma proposta que já foi rechaçada pelos trabalhadores no dia 30 de maio. O Ministério Público do Trabalho determinou que o sindicato e a Celepar têm 20 dias para decidir se a negociação vai à Dissídio Coletivo, no qual a Justiça sentencia a negociação salarial, ou não.
 “O problema não está na rejeição da proposta, mas sim na negativa da diretoria da Celepar em negociar com o sindicato. Além de não prorrogar o Acordo Coletivo anterior, como é de praxe, a diretoria da empresa está perseguindo os representantes dos trabalhadores, acabando com os representantes de áreas e com a liberação dos funcionários que fazem parte da  diretoria do sindicato, conforme o que prevê o Acordo Coletivo”, afirma Veneri.

Ainda segundo ele, é bastante preocupante que, com o fim do Acordo Coletivo de Trabalho no último mês de maio, a empresa e o sindicato da categoria não tenham chegado a um consenso.


Os deputados do PT também apresentaram requerimento pedindo informações para que a diretoria da Celepar esclareça a situação do Acordo Coletivo e restabeleça as negociações com o SINDIPD.O requerimento não foi votado porque não houve quórum para deliberações.

A Celepar é é uma empresa pública estratégica para o Estado. É responsável pelo desenvolvimento, manutenção e hospedagem de soluções tecnológicas de informação e comunicação que garantem a agilização e segurança de serviços públicos nas mais diversas áreas: saúde, educação, segurança pública, transportes, Fazenda, administração e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário