segunda-feira, 28 de maio de 2012

“Estamos construindo mais de cinco mil creches, dando prioridade às crianças mais pobres, porque a desigualdade começa no berço, mas é na escola que a gente pode superar ou não”

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro da última sexta-feira (25), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou como a educação será fortalecida com o aumento da oferta de vagas nas creches. Ele também falou sobre a abertura das inscrições da edição 2012 do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.

Brasil Carinhoso 
Estamos construindo mais de cinco mil creches, dando prioridade às crianças mais pobres, porque a desigualdade começa no berço, mas é na escola que a gente pode superar ou não essa desigualdade. E começa na creche a preparação para a gente criar uma cidadania plena para todos os brasileirinhos e brasileirinhas.

Merenda
Todas as creches terão o reajuste de 66,7% na merenda escolar, porque identificamos que as crianças passavam o final de semana em casa e na segunda-feira chegavam com fome. 

Creches
Estamos estudando novos métodos para agilizar a construção, e vamos oferecer esses serviços às prefeituras. Quem constrói são as prefeituras, não é o governo federal, mas vamos oferecer métodos pré-moldados, com equipamentos mais sofisticados, compatíveis com o preço que pagamos.

Articulação
Temos vários estudos da neurociência que demonstram o seguinte: se a criança tiver um ambiente adequado, carinho, estímulos e brinquedos pedagógicos para desenvolver toda a sua potencialidade, ela chegará aos seis e sete anos de idade falando em torno de 12 mil palavras. Sem esse tipo de estímulo, saberá cerca de quatro mil palavras apenas. 

Enem
Em 2000, tínhamos 400 mil estudantes fazendo o Enem. No ano passado, foram 5,4 milhões. O crescimento é espetacular.

Logística
É um sistema bastante complexo. Você imagina que para fazer uma prova com 5,4 milhões estudantes, em todo o território brasileiro, que tem um tamanho continental, temos que percorrer 304 mil quilômetros, 72 batalhões do Exército, Polícia Rodoviária, Polícia Federal, Polícia Militar, para dar toda a segurança nesse transporte. Temos 400 mil fiscais trabalhando no dia. As provas têm que chegar na hora, voltar na hora, ter as mesmas regras de conduta.

Mais rigor
Tínhamos 1.200 pontos de atenção na lista que era checada, item por item. Aumentamos para 3.439 pontos. O rigor no acompanhamento do Enem hoje é muito maior do que já era no ano passado. 

Questões
As questões precisam ser pré-testadas. Existe uma teoria que chama teoria de resposta ao item, que permite comparar o Enem de um ano com o outro e com o ano seguinte. Precisamos fortalecer esse banco de itens. O que nós fizemos? Cinco dias de trabalho em tempo integral, com 22 universidades trabalhando, com todas as regras de segurança, de prudência e de eficiência, para fortalecer de forma substancial o banco de itens. 

Auditoria
Os Estados Unidos tem um exame há 85 anos. A empresa que o certifica é a mesma que está ajudando a monitorar o Enem. Eles têm um banco de 80 mil questões. Demoraremos para chegar nesse padrão. Se tivermos 50 mil, podemos inclusive abrir as questões. Todos os estudantes podem saber o que precisa ser estudado, porque têm que dominar 50 mil questões. Não há mais o problema do sigilo, do rigor e do controle que temos hoje. 

Redação
No ano passado, dois corretores independentes analisavam a prova e davam as notas. Se a diferença da nota entre os dois corretores fosse 300 pontos em 1.000, ia para um terceiro corretor que arbitrava e definia a nota final. Agora, não. Se a diferença entre os dois primeiros corretores independentes for mais de 200 pontos, vai para um terceiro corretor. Se a diferença não for resolvida pelo terceiro corretor, vai para uma banca de três corretores presididos por um doutor. 

Competências
Temos cinco competências na redação, cada uma delas terá 200 pontos de nota. Se a diferença no item de competência específica for mais de 80 pontos, vai para um terceiro corretor. E se a diferença continuar, vai para a banca final. Agora temos quatro níveis de correção, um filtro muito mais rigoroso para dar objetividade. 
O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado na página da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário