quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PT 30 ANOS

No ultimo dia 10 de fevereiro o Partido dos Trabalhadores, qual sou filiado há mais de 15 anos completou 30 anos de história. Nesse tempo o PT esteve presente nos fatos marcantes da história do Brasil , sempre se posicionando em favor da classe trabalhadora. Foi assim na votação do Colégio Eleitoral, nas Diretas Já, no Impeachment do ex-presidente Fernando Collor; e desde 2002 vem mudando a história do Brasil com o governo do Presidente Lula. Foram várias as marcas conquistadas nesses 7 anos de governo, algumas que não acreditávamos que iríamos ver, como o pagamento da dívida ao FMI, outras nos fazem ter orgulho de fazer parte desta partido, como a inclusão de milhões de pessoas com o Bolsa-família e de universtários com o PROUNI. 
Enfim, sem nos alongarmos mais, dentre os diversos depoimentso de lideranças do PT, selecionamos o depoimento do Deputado Federal Marco Maia do PT do Rio Grande do Sul:

A curta, porém rica história do Partido dos Trabalhadores marca a história política, econômica e social do Brasil.
Primeiro, porque é um partido forjado nas lutas sindicais e sociais do povo brasileiro e se transformou em um dos instrumentos da sociedade para pôr fim a uma triste e nebulosa página de nossa recente história: a ditadura imposta de 1964 a 1985.
Depois, o PT passou a contribuir com a consolidação da democracia, apresentando-se como um partido de esquerda, socialista, mas sem um pensamento único, que acumulou experiência administrativa capaz de oferecer novas e salutares práticas políticas nas administrações por onde tem passado. Lembro o orçamento participativo, a efetiva participação popular, a inversão de prioridades, a certeza de que deve governar para todos, sempre atento às necessidades dos que mais precisam.
Tenho a certeza de que o Partido dos Trabalhadores foi a mola propulsora para que milhares de jovens descobrissem a importância da participação política nos rumos do País. Foi o PT que abriu a possibilidade a milhares de brasileiros e brasileiras, trabalhadores do campo e da cidade, ativistas sociais e ambientalistas, negros e mulheres, a participar diretamente das grandes decisões do Brasil e a construir consciências cidadãs, legados que o Partido dos Trabalhadores se orgulha de deixar como contribuição à democracia brasileira.
Através do PT, os brasileiros tiveram a oportunidade de eleger e reeleger um trabalhador metalúrgico como Presidente de República. Luís Inácio Lula da Silva colocou o Brasil na rota do desenvolvimento econômico, da distribuição de renda e da geração de empregos, além de projetar o País internacionalmente, conquistando o respeito e a admiração das grandes nações.
Graças ao amadurecimento político alcançado nos últimos anos, onde o Partido dos Trabalhadores compartilhou governos municipais, estaduais e o próprio Executivo Federal através de uma grande coalizão, podemos afirmar que temos a consciência que já fizemos muita coisa pelo Brasil, que temos muita coisa a fazer, mas, acima de tudo, temos a consciência daquilo que ainda podemos fazer pelo Brasil.
Por isso, nossa convicção de que a história do PT não se encerrará com o mandato do Presidente Lula. O PT continuará empunhando bandeiras históricas como a da luta pela terra, saúde, educação, emprego, direitos humanos, integração continental, defesa das minorias e a luta contra a discriminação. O Partido dos Trabalhadores continuará empunhando a bandeira do Brasil e trabalhando para construir um País mais justo.
Vida longa ao Partido dos Trabalhadores!
* Marco Maia (PT/RS), Vice-Presidente da Câmara dos Deputados



Nenhum comentário:

Postar um comentário