domingo, 3 de janeiro de 2010

Avaliação de 2009 pelo Camarada do PC do B Elton

Companheiros
Recebi por e-mail a avaliação escrita pelo camarada Elton Barz do PC do B de Guarapuava e compartilhá-la com vocês:




2009 CHEGA AO FIM


Por Elton Barz*


Camaradas, lá se foi mais um ano, junto com ele muitos sonhos, decepções e alegrias. Como é comum nesta época fazer os balanços de ano, ousei fazer um também. Refletir sobre o que aconteceu sempre é bom para focarmos nos acertos e os erros da jornada.
No que tange a ação do nosso glorioso PCdoB guarapuavano temos muito a relatar. Mais este balanço não poderia ser completo se não fosse acompanhado da reflexão sobre a ação da nossa Câmara Municipal, do Executivo Municipal.
O vai e vem da Câmara municipal foi nítido para todos que minimamente acompanham a política guarapuavana. O prefeito Fernando Carli se elegeu não com a tranqüilidade que pensava. Mais uma semana de campanha o prefeito sofreria uma derrota histórica para o mais jovem político da Clã Silvetstri. Mas, mesmo assim a arrogância do prefeito em tratar as coisas publicas não diminuiu com este aviso das eleições. Veio a eleição da Câmara e o prefeito tentou de todos os jeitos “baixar guela abaixo” do conjunto de vereadores sua candidata a presidência. A candidatura da vereadora Maria José do PSDB não era a mais aceita mesmo na base governista que tinha ampla maioria. Na eleição aconteceu a surpresa: o vereador Ademir Strechar do PMDB vence contanto com 3 votos da bancada governista. O prefeito tenta retalhar os supostos infieis e com isso consolida o que parecia impossivel: uma maioria da bancada de oposição, formando o famoso grupo dos 8 . Enquanto o verniz oposicionista durou a bancada majoritaria de oposição deu muito trabalho para o prefeito. Para o prefeito aprovar alguma coisa na Câmara era uma jornada dificil. Até as contas da administração municipal do prefeito na gestão passada chegaram a ser reprovadas e depois novamente aprovadas quando a paz retornou a bancada governista.
Mais este fato deu inicio ao inferno astral do prefeito que culminou com o acidente de seu filho o deputado Carli JR. Fato de repercussão nacional e levou a renuncia do deputado e o abalo nos planos polticos da familia Carli, bem como levou a cidade ficar exposta nacionalmente como local da impunidade. Foi muito ruim para a cidade.
Enquanto durou a maioria oposicionista na Câmara se discutiu de tudo na cidade. Nosso partido em conjunto com a União da Juventude Socialista- UJS, levamos a frente a luta pelo passe livre e por um sistema de transporte da cidade mais efetivo e eficaz. Na Câmara a coisa andou bem, mais quando chegou no executivo a coisa parou. Como era de se esperar. Quando o vice prefeito Jorge Massaro do PSDB estava substituindo o prefeito, licenciado para acompanhar a recuperação da saúde de seu filho acidentado, as coisas até que andaram. Chegamos até criar uma comissão que iria até a Maringá para ver como funcionava o passe livre lá. Ao reassumir seu cargo Fernando Carli nem ligou para que o vice prefeito tinha acertado e virou as costas para o movimento estudantil da cidade.
No fim do ano, vendo que esta situação não podia mais continuar assim, o prefeito resolveu acertar com os rebeldes da base governista retomando uma maioria parlamentar tão necessária para a defesa do prefeito. Mas com certeza, a maior incoerência politica do ano foi esta da Câmara Municipal no mesmo exercício desaprovar as contas do prefeito e no fim do ano voltar atrás e aprová-las deve ser inédito na historias dos parlamentos em época de democracia. Com certeza uma vergonha, que leva a todos a elocubrar daonde saiu a vontade dos nobres edis para ratificar esta ação. Dos bons olhos do prefeito sabemos que não foi.
Com a maioria de volta o prefeito teve a tranqüilidade para fazer e divulgar os atos mais obscuros, como foi o exemplo do anuncio da empresa vencedora da licitação do transporte coletivo da cidade. A licitação foi feita a sete chaves, ninguém sabia quem concorria, qual o preço foi oferecido e nem nada da licitação. Só ficamos sabendo o que todos já esperavam, a Perola D'oeste foi a vencedora. A falta de transparência maculou este processo.
O próximo ano com certeza vai ser profícuo para observarmos as movimentações de nossos vereadores. Um presidente da Câmara de oposição se defrontando como uma maioria do prefeito que pelo jeito esta disposta a tudo e só ver o caso da aprovação das contas que já tinham sido desaprovadas. Vai sobrar rasteiras e bate bocas. Se bem que o ano de eleições pode concentrar a ação dos vereadores na disputa eleitoral, já que até alguns são candidatos a deputado ou mesmo integram campanhas proporcionais das lideranças políticas da cidade.
A administração Fernando Carli em 2009 foi no mínimo sofrível, nada de novo foi conseguido para a cidade. Continuamos a ver a cidade perder empreendimentos dos governos estadual e federal, como a escola técnica e a sede da universidade federal, educandário entre outros. Dos projetos do governo Lula a administração municipal não consegue ou não se esforça para liberar o montante de recursos que estão disponíveis. A efetivação de projetos como o Minha Casa, Minha vida, só para citar um exemplo, ficou bem abaixo do que poderia ser realizado.
A questão pessoal da família do prefeito com o acidente de seu filho afetou muito sua administração, que atônita não soube reagir e se abateu mais ainda na execução de um plano de obra mais audacioso para a cidade, especialmente quando falamos de estradas rurais e de ruas dos bairros mais periféricos.
O debate com a sociedade organizada não foi prioridade. A prefeitura não auxiliou nos debates importantes como a Conferência da Cidade e da Conferencia Nacional de Comunicação. A Prefeitura Municipal que poderia ter o papel de catalisador neste processo fez o mínimo possível não se comprometendo com os debates e com seus resultados. Isso mostra a posição elitista e de desrespeito com os canais de participação do prefeito municipal.
A cidade vive um momento difícil no que tange os debates de seu futuro. Uma cidade universitária, com agricultura pujante, bem situada geograficamente, ligada a pólos importantes, não pode ficar sem um plano estratégico para sua transformação em uma cidade tecnológica e justa socialmente. O governo Carli hoje não parece capaz de conseguir guiar os caminhos da sociedade para um rumo melhor. Precisamos mobilizar a sociedade civil e todos os partidos que se coloquem a favor desta mobilização pela cidade de Guarapuava. Nós do PCdoB clamamos para que todas as forças viva de Guarapuava se juntem para discutirmos um Novo Projeto de Desenvolvimento para Guarapuava. Se a prefeitura não vem com a gente, nos fazemos este debate chegar até as autoridades municipais. Este tem que ser o caminho para sairmos da estagnação e do marasmo que a atual administração levou para a cidade. Mas sabemos que Guarapuava e muito maior que tudo isso.
O PCdoB de Guarapuava viveu um momento novo em 2009, realizamos duas conferências municipais. Uma no início do ano que elegeu a nova direção municipal bem como fez um balanço do processo eleitoral de 2008. No fim do ano realizamos outra conferência onde debatemos a agenda nacional e discutimos sobre o Novo Projeto de Desenvolvimento para o Brasil, fato que foi o central do nosso 12º Congresso realizado em novembro em São Paulo. Fizemos novas filiações e estamos preparando o partido para as eleições municipal de 2012. Neste processo foi importante a participação da nossa aguerrida militância, tanto que em reconhecimento a isso a nossa camarada Cerize Gomes foi eleita para a direção estadual e para a Comissão Política do PCdoB do estado do Paraná. O PCdoB Gurapuavano foi ousado também, quando pela primeira vez construiu uma candidatura a deputado estadual pela cidade. Nossa candidata é mais uma vez a nossa professora Cerize Gomes, que vai defender nosso programa bem como valorizar o papel e a participação feminina na politica da cidade e do estado.
Um desafio que os partidos da oposição a administração municipal terão será o de manter a unidade de ação no municipio sem que as campanhas das nossas candidaturas atrapalhem nosso entendimento. Nós queremos manter uma interlocução permanente com todos os partidos de oposição para termos sempre presente a nossa luta pela uma cidade melhor e preservar o maior grau de unidade para a frente oposicionista de Guarapuava. Ao mesmo tempo o PCdoB de Guarapuava vai estar empenhado na terceira vitoria do povo na eleição presidencial. Em outras palavras estamos empenhados na vitoria de Dilma Roussef e convocamos todas as forças políticas que participam da nossa aliança, que vem neste últimos 7 anos mudando o Brasil, para formarmos uma frente na cidade de Guarapuava para defender nossas bandeiras e nossas realizações. Temos como nas palavras do grande lutador Carlos Lamarca, no ano de 2010 que “Ousar Lutar para Ousar Vencer.”




*Elton Barz, Professor Universitário, membro do Comitê Estadual do PCdoB-PR, coordenador da Macro-regional Centro-sul do Partido Comunista do Brasil - Guarapuava.







Nenhum comentário:

Postar um comentário