Essa é uma frase que aprendemos a pronunciar e fazemos dela uma lição de vida. Através do trabalho o ser humano transforma a natureza e interage socialmente. Nosso trabalho nos dá dignidade e respeito, que perdemos à medida em que não vemos mais sentido em executá-lo. Isso acontece quando estamos cansados, percebemos que nos tornamos máquinas e não há tempo para o lazer.
O lazer é um direito garantido pela Constituição Federal, assim como o descanso semanal. Porém em Guarapuava o direito ao lazer nos fins de semana é comprometido pela dura jornada de trabalho a que são submetidos os funcionários de supermercado. Para estes, não há ganho de horas extras ou descanso nos fins de semana, que possibilite a convivência em família ou horário para o lazer.
Segundo a Consolidação das Leis de Trabalho – CLT, para cada hora que se trabalha no feriado ou domingo esta deverá ser acrescida de 100% de gratificação, mas em Guarapuava é diferente, em alguns supermercados suas horas fazem parte de um banco que será remunerado após dois meses sem folga.
Você faz compras no domingo ou feriado? Você tem consciência de que os funcionários não têm folga ou quem os substitua para que seu direito ao descanso seja respeitado? Pense nisso.
Mandato do Vereador Antenor
Executiva PT Guarapuava
SISPPMUG
Também sou contra o banco de horas, pois se a empresas quer arrecadar mais, abrindo aos domingos e feriados, qual é a justificativa pra não pagar hora extra?
ResponderExcluirTodavia, sou a favor da abertura, principalmente dos supermercados, aos domingos e feriados, pois ajuda, em muito, aos outros trabalhadores que não conseguem fazer suas compras no transcorrer da semana.
se os supermercados pagassem hora extra em folha aos seus funcionarios,como realmente merecem, os mercados poderiam abrir aos domingos, porque eu faço compras aos domingos, se vc nao tem tempo de ir ao supermercado no dia de semana aos domingos é a melhor soluçao e outra coisa o osmercados nao precisam abrir o dia de domingo todo somente pela manha.
ResponderExcluir