quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PT de Guarapuava define-se por candidatura própria


Foto: Renato Lima/ Guarapuava - PR

O diretório municipal do PT de Guarapuava definiu-se pela candidatura própria a prefeito nas eleições de outubro deste ano. A informação foi repassada ao deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) pelo próprio pré-candidato do partido, o vereador Antenor Gomes de Lima.

Dr. Rosinha visitou o município de Guarapuava na sexta-feira (24), acompanhado do deputado estadual Professor Lemos. A viagem, que se estendeu por outros municípios da região centro-oeste, faz parte da estratégia definida pelos dois deputados de utilizar sua força política para incentivar a fortalecer candidaturas petistas no interior do estado.

Com a definição da candidatura em Guarapuava, a próxima tarefa, de acordo com Dr. Rosinha, é trabalhar junto ao diretório estadual para garantir o financiamento da campanha. “Agora podemos garantir no diretório estadual que Guarapuava tem candidatura e que é a do companheiro Antenor. Minha tarefa passa a ser trabalhar para que essa candidatura tenha recursos”, afirmou o deputado.

Antenor de Lima está no seu terceiro mandato como vereador e nas últimas eleições foi o quarto mais votado do município. Apesar do histórico conservador da cidade (Antenor é o único vereador do PT eleito na história de Guarapuava) a avaliação conjuntural feita pelo pré-candidato e os dois deputados é favorável.

Antenor aponta a vitória no município da presidenta Dilma Rousseff nas últimas eleições como um dos fatores. “Também vemos um cansaço da população com determinados grupos que sempre dominaram a cidade. Há uma fadiga com os mesmos nomes”, completa.

Para Dr. Rosinha, o bom momento pelo qual a economia deve estar passando no período eleitoral favorece as candidaturas petistas. “A crise não afetará o Brasil. A economia e o índice de desemprego estarão bons. E, ao contrário do muitos previam, a presidenta Dilma tem tudo para ser uma excelente cabo eleitoral”, analisa.

Reflexo dos acertos do Governo Federal na economia no município de Guarapuava, de acordo com Antenor, é a construção civil, que “bombou” nos governos Lula e Dilma. Com isso, Antenor espera contar com os votos dos trabalhadores desse setor, além de contemplar em seu plano de governo a capacitação de mulheres para a área, em serviços como os de acabamento. “Temos que aproveitar isso aqui. Guarapuava hoje não tem uma rua que não tenha três ou quatro obras”, enfatiza.

Alavanca para a candidatura 
Com a candidatura própria definida, o PT de Guarapuava já abriu conversas com o PSC e tenta também atrair o PCdoB para uma aliança. Tanto Dr. Rosinha como Professor Lemos se comprometeram a conversar com lideranças estaduais e federais para tentar atrair para a órbita da candidatura petista outros partidos que compõem a base aliada da presidenta Dilma Rousseff.

No intuito de fortalecer a chapa, também já estão sendo acionados possíveis candidatos a vereador. “Temos grandes quadros para fazer a disputa. Quadros da DS [Democracia Socialista, corrente interna do PT], da APP-Sindicato, do MST”, garante Antenor. Com isso, somado à candidatura própria, ele prevê um aumento da bancada petista na Câmara de Vereadores de Guarapuava. “Com uma candidatura a prefeito forte, o voto de legenda para o legislativo começa a despejar. É nossa chance de reverter o histórico da cidade”, espera ele.

Fora isso, Dr. Rosinha aconselhou o pré-candidato a começar a buscar apoio fora do PT, em setores da sociedade como o empresariado. “E agora, no tempo livre que se tiver, já é hora de ir para a periferia, conversar com a população. Além de entrar com força nas ferramentas que a internet nos dá, como o Twitter e o Facebook”, aconselhou.

Artigo publicado originalmente nos sites Dr. Rosinha e PT Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário